Você já está investindo no marketing para idosos? Se a sua resposta foi não, chegou a hora de considerar essa estratégia para sua empresa.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, o número de pessoas com mais de 60 anos no país era superior em 6 milhões ao de crianças com até 9 anos de idade.
Daqui para frente, dificilmente esta proporção se inverterá. Afinal, a população acima de 65 anos desde que temos registro raramente ultrapassou os 2-3% na maioria dos países.
O Japão é um bom exemplo para os investimentos no marketing para idosos. De acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão, em 2019, o número de centenários (pessoas com mais de 100 anos) no país ultrapassou a marca de 70 mil.
Jeanne Calment, uma francesa, é oficialmente registrada como a mulher mais velha do mundo. Ela viveu 122 anos e morreu em 1997.
Sob o mesmo ponto de vista, por volta de 2150 está previsto que alguém chegará aos 150 anos com suas habilidades cognitivas intactas. Além disso, em alguns países ela será de 100 anos já ao final deste século.
Ou seja, a expectativa de uma vida mais longa e plena para os idosos já é uma realidade! Por isso, no texto de hoje da Lederman e Consulting, vamos te ajudar a preparar o seu marketing para os idosos. Confira!
A realidade presente e futura
De maneira geral, o mundo ocidental tem apenas uma década para enfrentar a delicada questão do equilíbrio dos planos de aposentadoria e de assistência médica.
Isso porque uma menor parte da população estará economicamente ativa e a maior parcela estará aposentada. Esse fato se deve a dois fatores preponderantes, são eles: queda na taxa de natalidade e o aumento da longevidade.
Nesse contexto, a situação é especialmente preocupante para países em desenvolvimento como o Brasil. Estima-se que em 15 anos a população economicamente ativa será menor que a inativa.
Além disso, essas tendências também nos levam à previsão de presenciar mais “gente de idade” trabalhando com horários flexíveis e com menor rendimento.
Segundo Cimar Azevedo, coordenador de trabalho e rendimento do IBGE, a razão central para o crescimento da presença maior de idosos trabalhando é a falta de renda e a busca por meios para custear as despesas não somente da pessoa, mas da família.
Ao passo que vivemos um cenário de crise econômica, esse esforço é particularmente maior para os idosos no Brasil.
A alta taxa de desemprego e a falta de programas de inclusão para a terceira idade nas empresas torna ainda mais difícil a inserção delas no mercado de trabalho.
Terceira idade no mercado de trabalho
Segundo uma pesquisa realizada em nove países desenvolvidos, os proventos do aposentado caíram para 80% se comparados com seus rendimentos da ativa.
Porém, ao analisarmos a História, nunca os aposentados foram tão ricos e saudáveis. Referências ainda somente do primeiro mundo, infelizmente.
O envelhecimento da população será o maior marco demográfico deste século, com implicações profundas na política, economia, negócios e, portanto, nas ações de relacionamento com os consumidores.
Por exemplo, o Buick Park Avenue é o carro mais vendido aos septuagenários americanos (mais de 50% suas vendas) e as Harley-Davidson tem metade dos seus compradores acima dos 45 anos.
Ou seja, a geração do pós-guerra americana começa a entrar para o clube dos aposentados e, ao mesmo tempo, mostrar sua relevância econômica.
Enquanto eles adotaram a calça jeans, o rock, as drogas (27% deles admitem ter usado) e passaram por dias vibrantes de política e cultura (Vietnã, movimento hippie e Beatles), as duas marcas citadas como exemplos ganharam credibilidade e criaram o desejo da liberdade no seu público. O marketing para idosos começou!
Marketing para idosos: prepare a sua empresa
De maneira geral, os idosos são um público menos conformistas. Eles boicotam empresas não éticas e são mais liberais.
Por isso, cada vez mais as empresas investem em produtos, serviços e canais de atendimento exclusivos para alcançar esse público.
Só para exemplificar, uma grande variedade de produtos, cuja promessa é a de postergar ou atenuar o envelhecimento surge todos os anos: carros esporte luxuosos, tinturas de cabelo, cremes antirrugas.
Além disso, chegaram o Viagra e as pílulas de reposição hormonal, aparelhos de exercício e catálogos de viagem.
Tendo isso em vista, empresas gigantes como a Matsushita e a Panasonic estão numa corrida no desenvolvimento de chuveiros e aparelhos domésticos especiais para pessoas de idade.
Outro bom exemplo são os aposentados que sustentam a saúde das empresas de cruzeiros marítimos, pois viajam em qualquer época do ano.
Em sua maioria, as empresas assumem que o consumidor para de buscar produtos e serviços no minuto em que faz 50 anos. Sabendo disso, prepare o seu marketing para idosos e tenha um grande diferencial em mãos!
Dicas de marketing para idosos
A princípio, mostrar um casal de cabelos brancos andando de mãos dadas na praia fará você perder sua audiência.
Apesar de acreditarmos que a imagem de um casal de cabelos brancos possa trazer representatividade, no marketing para idosos devemos ressaltar a nostalgia dos anos de aventura para atingir o coração deste público.
Sabemos disso porque tivemos o privilégio de conversar pessoalmente com especialistas americanos em Marketing direto para o público de idade que nos deram algumas dicas. São elas:
- Nunca mostre pessoas com a mesma idade desse público-alvo, sua autoimagem é de 10 anos a menos. Assim sendo, ao planejarmos a comunicação para um público de 60 anos devemos usar fotos de pessoas com 50 anos.
- Facilite a leitura das suas cartas, e-mails e preenchimento de cupons utilizando tamanho e tipologia de letras adequados. Ou seja, aumente a fonte e sua resposta aumentará.
- O retorno a promoções e cupons tende a ser maior, pois eles têm mais tempo para recortá-las e preenchê-las.
Já no call center, o tempo médio de atendimento tende a ser maior. Isso porque seu ritmo de falar é um pouco mais lento e eles necessitam de mais interação e atenção.
Além disso, muitos são solitários. Ou seja, apressá-los ao telefone significa mandá-los para o concorrente que tenha sensibilidade às suas necessidades.
Invista no marketing para idosos e tenha um diferencial
Mas e você? Nesse sentido, diria que está se adequando para a Era dos Cabelos Brancos? A nossa dica é para que você prepare seu Marketing!
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David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil.
Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS), Professor na Fundação Vanzolini no Curso de Especialização em Administração de Serviços – CEAS e Professor no MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor na disciplina “Excelência em Serviços e Fidelização de Clientes” da PUCRS.
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