Relacionamento com o cliente - entenda o que o ele espera da sua marca

30 mar 2022

Relacionamento com o cliente: entenda o que o ele espera da sua marca

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Antes de tudo, o elemento primordial para criar conexões encantadoras com a sua marca é o relacionamento com o cliente

Em suma, ele é o diferencial entre o consumidor adquirir mais ou menos, indicar para conhecidos ou nem efetuar a compra. 

Por isso, independente de qual seja o ramo de atuação da sua empresa, você precisa investir no treinamento da sua equipe. 

Os seus colaboradores, se bem treinados, irão garantir que a sua marca seja bem cuidada e terão a capacidade de surpreender os seus clientes. 

Em contrapartida, o mau atendimento é o principal motivo que faz uma pessoa deixar de ser cliente da sua empresa.

E é exatamente este fato que é apontado em um estudo realizado pelo PwC Brasil, onde 73% dos participantes no mundo apontaram que a experiência do cliente é um fator determinante na hora da compra. No Brasil, esse índice alcançou 89%!

Ou seja, em média, 9 em cada 10 clientes da sua empresa irão te abandonar caso a experiência e relacionamento seja negativa.

Nesse contexto, no artigo de hoje, vamos falar sobre como construir relacionamentos sólidos com os clientes.

Como aprimorar o relacionamento com o cliente?

relacionamento com os clientes

Encante seu clientes internos

Conforme adiantei anteriormente, oferecer um bom relacionamento ao cliente exige uma equipe treinada e, ouso dizer, tão bem relacionada quantos os clientes externos. 

Além de proporcionar novos conhecimentos e garantir mais segurança para o colaborador durante a jornada de trabalho, os treinamentos empresariais também são valiosos para o engajamento e conexão das equipes.

Não é segredo para os CEOs, diretores e sócios que uma novidade ou tomada de decisão, geralmente, percorre os corredores da empresa gerando dúvidas e incertezas. 

Assim, ao integrar toda a equipe, a organização toma a frente ao permitir que a sua equipe fique sabendo sobre as escolhas da empresa e, juntos, possam encontrar a melhor solução.

Ao mesmo tempo, os membros da organização sentem-se motivados a contribuir com os objetivos da organização e colocar em prática os aprendizados.

Qualidade é obrigatório!

O segredo do sucesso para a sua empresa conseguir clientes felizes e satisfeitos é resumido em uma palavra: qualidade. 

A qualidade no serviço oferecido, no produto vendido e no atendimento prestado é o que o cliente busca.

No entanto, com o avanço dos canais digitais e aumento de concorrentes em todos os setores, a qualidade é o mínimo e a experiência é a máxima! 

Só para exemplificar, ações como cashback, premiações para clientes premium,  mandar avisos antecipados das novidades são boas táticas para reforçar a excelência da sua empresa, e não somente do produto/serviço. 

Ouça os seus clientes

Primeiramente, onde estão os seus clientes? Você sabe o que eles estão falando da sua marca?

Ao passo que as tecnologias são uma certeza, apostar em novos canais de comunicação é a oportunidade para fortalecer o relacionamento com o cliente.

Segundo dados da pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opnion Box, em 2021, o Whatsapp está presente em 98% dos celulares brasileiros.

Por isso, é importante que o seu setor de atendimento ou call center saiba lidar com o cliente por meio do chat, de maneira rápida e eficaz.

O antigo “vou te passar para outro atendente” não cabe mais e, essa simples atitude, pode levar o cliente a encerrar com sua empresa para sempre.

 

Cursos: agora online

O que fazer após um atendimento ruim?

Em suma, o primeiro passo após oferecer um atendimento ruim ao seu cliente é corrigir o erro.

Sabemos que nossos colaboradores não irão acertar sempre, mas a atitude de corrigir o erro cometido traz benefícios ao seu cliente e gera um aumento no valor que ele dá ao seu negócio.

Conforme abordado em outro artigo sobre o impacto da perda de clientes, o cliente que reclama na verdade está dizendo que você precisa melhorar, mas que quer continuar com sua empresa.

Por que entregar mais do que o cliente espera?

A princípio, essa postura de surpreender o cliente, entregando mais do que ele estava esperando, seja  do seu produto ou serviço, é uma das estratégias que mais garantem a satisfação.

No entanto, o mais valioso é identificar o que é essencial para o seu público e, assim, dar o passo inicial para construir um relacionamento com o cliente que vá além do comercial

Para te ajudar nessa jornada, eu e a equipe da Lederman & Consulting criamos um espaço especial para você!

O nosso blog já tratou sobre 10 lições da Harvard Business Review sobre atendimento ao cliente e trouxemos uma série de Estudos de Caso com base no Jeito Disney. 

Descubra como a Disney tem superado a pandemia e porque todos na Disney se agacham para falar com as crianças e como aplicar a magia Disney em sua empresa.

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O Disney Institute é o braço de desenvolvimento profissional e treinamento externo da The Walt Disney Company. Desse modo, o objetivo da empresa é mostrar “o negócio por trás da magia”. 

A Lederman Consulting & Education é a única empresa autorizada no Brasil para dar treinamento empresarial do Disney Institute para quem quer levar para sua própria empresa conhecimentos desenvolvidos e utilizados pela marca que é referência em inovação, criatividade e encantamento dos clientes.

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David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil. 

Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS), Professor na Fundação Vanzolini no Curso de Especialização em Administração de Serviços – CEAS e Professor no MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor na disciplina “Excelência em Serviços e Fidelização de Clientes” da PUCRS.

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