A Excelência no Método Disney vai além da qualidade de serviço: significa ter atenção aos detalhes e exceder as expectativas dos clientes.
E, ao passo que vivemos na era da experiência, essa é a chave para atrair e encantar cada vez mais clientes.
Assim, a empresa recebe um número muito maior de cartas de elogio do que de reclamações. Ou seja, ao contrário do que temos na maioria das organizações recentemente.
Nesse sentido, a marca se tornou uma referência mundial em inovação, principalmente quando falamos sobre a atração e retenção dos convidados por meio das incríveis experiências no parque, nos filmes e em seus desenhos.
Não é à toa que a marca vê 75% de seus clientes retornarem, sabendo que encontrarão alguma novidade.
Aliás, abrindo um parêntese: ao avaliar uma distribuidora de energia elétrica brasileira, constatei que a maioria dos registros no livro disponível para os clientes na loja central da empresa continha muito mais elogios do que reclamações.
Assumo que levei uma surpresa agradável! Afinal, quantas empresas de telefonia, TV por assinatura e da área financeira estão entre as mais problemáticas na lista do PROCON?
Para mudar essa realidade, temos muito a absorver do método Disney!
Pensando nisso, separei o conteúdo abaixo para explicar melhor o método de excelência da Disney, a fim de todos vocês poderem aplicar em seus negócios.
Boa leitura!
O método Disney
Em suma, a cadeia de excelência da metodologia Disney funciona da seguinte forma:
- começa com a excelência em liderança;
- passa pela excelência das pessoas, que eles chamam de “elenco”;
- satisfação do cliente, que eles chamam de “convidados”;
- para chegar na geração de resultados financeiros e novos negócios.
Vale destacar que cada aspecto relacionado ao atendimento ao cliente recebe nomes distintos. Essa é a magia dos detalhes!
Por exemplo, se um cliente transcende sua função básica de comércio, ele é um verdadeiro convidado para participar do espetáculo que o elenco preparou para ele.
Padrões de excelência no método Disney
Apesar de ser uma referência para grandes empresas, muitas outras ignoram os valiosos ensinamentos por trás da magia.
Nesse contexto, listei as principais estratégias no método Disney para começar a aplicar na sua empresa:
- Crie experiências únicas também para a sua equipe;
- Conecte-se emocionalmente aos seus clientes. Use a empatia;
- Tenha atenção aos detalhes. Lembre-se: a primeira impressão é a que mais impacta;
- Conheça seus clientes tanto demográfica quanto psicologicamente.
Em outras palavras, considere as necessidades, expectativas, estereótipos e emoções do seu cliente.
Só para exemplificar: em um banco prime/personnalité, os clientes esperam encontrar: conta, segurança, retorno dos investimentos, colaboradores de terno e gravata e horário de atendimento sem esperar na fila.
Agora, já nos parques e resorts da Disney os clientes esperam encontrar: férias, felicidade e recordações por toda a vida. O imaginário é de que a Disney é para crianças, um parque de diversões, longas filas, limpo, amigável, caro, divertido.
Ou seja, o parque da Disney gera excitação, mesmo que com os pés cansados. Em contrapartida, um cliente de banco prime quer agilidade e exclusividade.
Essa “cortesia” está diretamente relacionada aos padrões de qualidade, como citei no caso do cliente do banco personnalité de tratar cada cliente como VIP. Consequentemente:
- Em termos de segurança, para os clientes e para o elenco, inclui: proteção ambiental, serviços de emergência, prevenção e controle de perdas e segurança física;
- Em eficiência abrange: prontidão operacional e trabalho em equipe.
Além disso, inclusive nos shows, análise crítica da qualidade, temática, apresentação e retaguarda/suporte são pontos de extrema importância para a excelência da Disney.
Dessa forma, os padrões pré-estabelecidos guiam as tomadas de decisões sobre qualidade e, ao mesmo tempo, mostram como manter a consistência ao longo do tempo.
– Leia também: Receita da Disney: entenda por que a excelência Disney é lucrativa
Matrizes de integração da Disney
Como falado em blog anteriores, logo que um colaborador novo chega à Disney, ele obrigatoriamente precisa passar pelo curso “Traditions” – ou Tradições – antes de assumir o seu cargo.
Desse modo, todos aprendem a importância do seu papel e que são os responsáveis pela magia.
Assim, a empresa criou a sua matriz de integração com o objetivo de entregar uma experiência de serviço inigualável, por meio de um plano estratégico.
Nesse contexto, posso citar como a falta de uma integração de qualidade faz falta para as organizações.
Por exemplo, na última ponte aérea Rio – São Paulo, passei por mais de uma hora de atraso sem qualquer pedido de desculpas do comandante ou no speech padrão da comissária. O aviso de “apertem os cinto” atrasado só veio quando já estávamos no meio da turbulência.
Em seguida, o outro ponto da matriz de integração do método Disney está ligado ao exemplo que acabei de citar: a existência de uma ferramenta de diagnóstico para avaliar o que está dando certo.
A princípio, este processo permitiria que a empresa criasse um checklist de viagem e um manual de boas práticas em casos de atraso.
Por fim, considere o uso de benchmarking para avaliar o que seus concorrentes estão fazendo.
O jeito Disney de encantar os Clientes no Brasil
Por fim, Walt Disney expôs sua convicção. Para ele a qualidade prevalecerá, e seus executivos se manterão firmes praticando a boa política de negócios no “pós” Disney.
Pelo que se observa, esse desejo do criador da empresa está sendo preservado com o Disney Institute, o braço de desenvolvimento profissional e treinamento externo da The Walt Disney Company.
Em suma, o objetivo da empresa é mostrar “o negócio por trás da magia”. Assim, por meio de seminários, workshops e apresentações, o programa de treinamento para empresa traz a visão empreendedora do gênio criativo Walt Disney!
Com isso, centenas de pessoas já tiveram a oportunidade – por meio de exposições ilustradas por telas e vídeos, intercaladas por trabalhos individuais e de grupo – de aplicar, com as devidas adaptações, as práticas apresentadas à sua empresa.
Excelência do Método Disney para a sua empresa com os cursos da Lederman
Neste artigo, vimos como o Método de excelência da Disney atrai e retêm cada vez mais clientes. Isso se deve à magia de equipes alinhadas e valores voltados para um bom ambiente colaborativo .
Por isso, fortalecer a cultura organizacional da sua empresa, investir em capacitações, treinamentos e feedbacks da sua equipe é de suma importância para garantir o sucesso do seu negócio e ter maior retenção de clientes.
E, com mais de 20 anos de experiência, a Lederman é a única empresa de consultoria empresarial autorizada no Brasil a oferecer inovadores treinamentos, eventos e workshops, baseado no livro “O jeito Disney de encantar os clientes”.
Além disso, em nossos encontros temos o prazer de receber convidados internacionais e com anos de experiência trabalhando na The Walt Disney Company.
Assim, desenvolvemos um conteúdo de reflexão e melhores práticas, a fim de que o participante possa levar na volta ao trabalho um plano de implantação da visão e magia Disney para o seu negócio.
Entre nesse mundo de inovação, criatividade e competência e confira a programação da agenda de cursos da Lederman para 2023. Faça já a sua inscrição!
Quer saber mais conteúdos sobre a gestão e modelo Disney?
Acesse nosso blog e leia mais artigos relacionados:
- Magic Kingdom é o melhor parque temático do mundo: entenda a força da Disney
- Cultura organizacional da Netflix X Disney: estudo comparativo
- Educação corporativa: 5 dicas para melhorar em sua empresa
David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil.
Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS), Professor na Fundação Vanzolini no Curso de Especialização em Administração de Serviços – CEAS e Professor no MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor na disciplina “Excelência em Serviços e Fidelização de Clientes” da PUCRS.
Para saber mais sobre Qualidade de Serviços Disney e Inovação e Criatividade Empresarial Pixar, veja nossos cursos presenciais no Brasil e em Orlando: Clique aqui.
Para saber mais sobre a metodologia de como transformar sua empresa num negócio “age friendly” (amigável ao idoso) entre em contato conosco: faleconosco@oldsite.ledermanconsulting.com.br
Curso Aplicando na Prática o Jeito Disney de Encantar Clientes: agora online. Consulte a data na agenda.
Curso Lições de Criatividade Estilo Disney/Pixar: agora online. Consulte a data na agenda.
Aplicando na prática o Jeito Disney de encantar clientes – Aula 1 gratuita
Por último, disponibilizamos a primeira aula do curso para você assistir sempre que quiser e entrar nesse mundo de magia e competência com a gente!