Como a Disney na pandemia manteve os lucros e suas atividades?
De forma resumida: com criatividade e inovação!
Acima de tudo, a Disney é uma referência mundial em inovação.
Isso, principalmente, quando falamos sobre o encantamento dos convidados por meio das incríveis experiências no parque, nos filmes e em seus desenhos.
Dessa forma, no segundo trimestre de 2023, o Disney+, serviço premium de streaming da Disney, possuía 146,1 milhões de assinantes.
Nesse cenário, a Disney apostou em conteúdos originais dos seus estúdios e se destacou pela quantidade de diferenciais tecnológicos.
Diferenciais como: resolução 4K, suporte a HDR e Dolby, além da compatibilidade com diversos dispositivos de reprodução.
Em 2023, a Disney+ disponibilizou grandes filmes e séries, como: Ahsoka, A série de live-action do universo, Eu Sou Groot, A Pequena Sereia, LEGO Disney Princesa: Aventura no Castelo e entre outros.
Neste blog, trouxe a vocês como a Disney na pandemia enfrentou os obstáculos do isolamento e como isso inspira os negócios hoje em dia.
Boa leitura!
Disney na pandemia: como ela enfrentou esse desafio?
A princípio, com o fechamento dos parques, cruzeiros e outros serviços presenciais, o mercado projetava um prejuízo de 64 centavos de dólar por ação, no trimestre de junho de 2020.
No entanto, contrariando essas projeções, foi atingido um lucro de 2 centavos de dólar por ação, segundo dados da revista Veja.
Além disso, a empresa também anunciou que “Mulan” e “Cruella” seriam lançados no Disney+ como um título de “acesso premium”, que custaria um adicional de US$ 29,99.
Apesar de arriscado, essa ousada inovação no modelo dos serviços de assinatura trouxe uma nova experiência para o público, que na época não podia voltar às salas de cinema.
“Mesmo com a interrupção causada pela Covid-19, fomos capazes de administrar nossos negócios com eficácia, ao mesmo tempo em que tomamos medidas ousadas e deliberadas para posicionar nossa empresa para um maior crescimento a longo prazo”, disse o presidente executivo da Disney, Bob Chapek.
Enquanto isso, nos parques recém-abertos, gradualmente, continuava a inovação permanente, mesmo em tempos de pandemia.
Nesse sentido, para ilustrar uma das inovações da Disney, que contribuem para o sucesso e fidelização dos clientes, trouxe abaixo um vídeo de um dos seus parques que criaram um sabão interativo com o formato dos personagens Mickey e Minnie.
Disney na pandemia: a inovação e criatividade como chaves para superar as adversidades
A pandemia forçou a indústria cinematográfica a repensar as estratégias de marketing e divulgação.
Para a Disney na pandemia essa mudança foi definitiva.
Bob Chapek, CEO da empresa, acredita que os consumidores estavam “impacientes” demais para esperar meses até que os filmes saíssem dos cinemas e chegassem às plataformas de streaming.
Por isso, a Disney também mudou seu posicionamento.
Por exemplo, em sua plataforma de streaming, o Disney +, fez o lançamento online do live action de Mulan e do filme Soul, da Pixar, que foi grande sucesso de audiência no final de 2020.
Mesmo após a pandemia, a Disney optou por colocar alguns filmes no Disney + depois de apenas um mês de exibição exclusiva nos cinemas.
Dessa forma, além da receita, a Disney teve uma grande oportunidade para movimentar as franquias da empresa e impulsionar outros negócios, como parques temáticos e o próprio serviço de streaming.
Por fim, te faço uma pergunta para refletir e agir:
- você se lembra quando foi a última vez que fez alguma coisa nova em sua empresa?
Pois é, a inovação na Disney se mostrou constante mesmo em tempos de crise, e esse é um dos seus diferenciais de sucesso: a busca pela excelência contínua.
A Importância de Inovar nos Negócios pós Pandemia: Lições da Disney
A capacidade de inovar e se adaptar tornou-se fundamental para a sobrevivência e o sucesso pós-pandemia. A Disney é um excelente exemplo de como uma empresa líder no entretenimento soube enfrentar os desafios da pandemia por meio da inovação.
A Disney diversificou suas fontes de receita ao longo dos anos, adquirindo empresas como a Pixar, a Marvel e a Lucasfilm. Isso permitiu que a empresa não dependesse exclusivamente de uma única fonte de receita, como parques temáticos ou cinema, que foram impactados pela pandemia.
Ainda, o serviço de streaming se tornou um sucesso, especialmente durante os lockdowns, quando as pessoas buscaram entretenimento online. A aposta na digitalização e na criação de conteúdo exclusivo para plataformas digitais foi uma estratégia de inovação fundamental.
Flexibilidade e Adaptabilidade:
A Disney demonstrou flexibilidade ao adiar lançamentos de filmes e reprogramar a abertura de seus parques temáticos. Essa adaptabilidade é essencial para responder rapidamente a mudanças nas condições de mercado e às necessidades dos clientes.
Além disso, foram implementados rigorosos protocolos de saúde e segurança em seus parques temáticos para proteger seus funcionários e visitantes. Isso não apenas demonstrou compromisso com a segurança, mas também construiu confiança entre os consumidores.
Do mesmo modo, buscando uma boa experiência do cliente, durante a pandemia, a empresa continuou aprimorando a experiência online e offline, buscando formas criativas de envolver seu público e manter os laços emocionais com seus clientes.
Lederman Consulting & Education
Em nossos cursos, vemos que uma organização precisa de inovação e criatividade para superar desafios e garantir sucesso e destaque no mercado.
Além disso, é necessário proporcionar uma boa experiência de atendimento ao cliente, em que a instituição deve entender os desejos e necessidades do consumidor.
A Lederman Consulting & Education é a única empresa autorizada no Brasil para dar treinamento empresarial baseado no livro “O jeito Disney de encantar os clientes”.
Assim, desenvolvemos um conteúdo de reflexão e melhores práticas para que o participante possa levar na volta ao trabalho um plano de implantação da visão e magia Disney para o seu negócio.
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- 10 Estratégias da Disney para encantar seus Clientes | Estudo de Caso nº 6
- Aplicando a magia Disney na prática da sua empresa
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David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil.
Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS), Professor na Fundação Vanzolini no Curso de Especialização em Administração de Serviços – CEAS e Professor no MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor na disciplina “Excelência em Serviços e Fidelização de Clientes” da PUCRS.
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