Comoditização: aprenda com a Disney a se livrar desse processo

29 nov 2022

Comoditização: aprenda com a Disney a se livrar desse processo

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Entre uma das lições mais enriquecedoras que aprendemos ao conhecer a Disney pelo ponto de vista dos negócios está relacionado a comoditização.

Isso porque, quando o assunto é lealdade, conexão emocional e valor dos produtos e serviços (que vai muito além do econômico), a empresa é um modelo de excelência. 

Assim, neste blog da Lederman Consulting & Education, vamos aprender com a Disney como encantar os clientes, oferecer um produto ou serviço diferenciado e livrar-se da comoditização.

Continue a leitura e confira: 

  • O que é comoditização?
  • Como se livrar da comoditização? 
  • Os três pilares da lealdade, segundo o Disney Institute
  • Como avaliar a lealdade à minha empresa? 
  • Como se livrar da comoditização por meio dos três pilares da Disney?
  • Como a Lederman Consulting & Education pode ajudar a sua empresa

O que é comoditização?

Antes de tudo, para quem ainda não está familiarizado com o tema, a palavra comoditização vem do inglês “commodity”, que em tradução literal significa “mercadoria”.

Esse ponto é muito importante, porque de uma forma geral mercadorias são apenas mercadorias.

Do mesmo modo, serviços são apenas serviços. As ações estratégicas de vendas, marketing e relacionamento que transformarão a percepção de um produto para além do que ele faz.

Nesse sentido, no mundo dos negócios, a comoditização representa a homogeneidade dos produtos ou serviços. Ou seja, não existem diferenças entre produto/serviço x ou y além do custo. 

Logo, se não existe diferença de valor agregado, ganha destaque aquele que tem o menor custo, um produto commodity.

Assim, ao invés de investir em novas soluções e desenvolver um pensamento inovador para criar um diferencial e reter os clientes, muitas organizações tendem a diminuir os preços para não perder market share para o concorrente. 

Além de iniciar uma guerra de preços entre as empresas, a comoditização afeta diretamente a qualidade dos produtos ou serviços e dos processos internos, uma vez que as organizações deixam de investir em ações de longo prazo para gerar resultados rápidos.

– Leia também: Pesquisa de percepção de valor e posicionamento: um caso real de como fazer

Como se livrar da comoditização? 

À medida que o mundo muda, novas soluções e tecnologias surgem para tornar a nossa rotina mais fácil e eficiente. 

Apesar de oferecer diversas funcionalidades, essa série de softwares, aplicativos e recursos digitais tornam ainda mais rápido o processo de comoditização.

Uma vez que você já ofereceu tudo o que o seu cliente precisa, como você vai surpreendê-lo em seguida?

Além disso, em um mercado ainda mais competitivo, como se diferenciar do concorrente que oferece o mesmo que sua empresa?

Com o principal responsável pelo sucesso e resultados da sua organização, o seu cliente!

Em outras palavras, encantar e reter os clientes por meio de um atendimento próximo e de excelência. 

Nesse sentido, a Disney é um verdadeiro exemplo! Ela vê 70% de seus clientes retornarem porque têm certeza de que encontrarão um mundo único de magia!

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Os três pilares da lealdade, segundo o Disney Institute

Como falamos, a Disney é um excelente exemplo de case de sucesso na conquista, fidelização e encantamento dos clientes por sua “magia’ única.

Mas, para essa Magia Disney, a gigante empresa se baseia em três pilares:

IDENTIDADE

Uma marca está alinhada com sua identidade quando as pessoas:

  • Acreditam na marca;
  • Possuem senso de propriedade sobre ela;
  • Por fim, a utilizam como uma forma de auto expressão.

VALOR

Uma experiência agrega valor quando:

  • A promessa da marca é entregue de forma eficaz em todos seus pontos de contato;
  • Além disso, quando a experiência supera a performance dos concorrentes;
  • E ainda, quando os detalhes da oferta são fáceis de entender e assimilar.

RELACIONAMENTO

Já os pilares de relacionamento, são construídos quando:

  • As pessoas querem estar associadas à sua marca, para além da experiência de compra;
  • Quando seus clientes e seus funcionários interagem positivamente entre si.

Como avaliar a lealdade à minha empresa? 

Para começar, em uma folha de papel, escreva no centro a palavra “Lealdade”. 

Em seguida, indique a força da sua organização em relação à marca, experiência e relacionamento. 

Dessa forma, desenhe três círculos proporcionais ao redor da palavra, como no exemplo abaixo. 

Assim, quanto maior o círculo, maior a eficiência da sua empresa para cada componente. E ainda, quanto mais próximos os círculos, mais alinhados estão estes três componentes.

Em resumo, em um modelo ideal, esta avaliação seria representada da seguinte forma:

Comoditização e lealdade empresarial
Modelo ideal representando os principais componentes da lealdade: identidade, valor e relacionamento

Como se livrar da comoditização por meio dos três pilares da Disney?

Em suma, os três pilares permitem que o consumidor enxergue sua organização e produto/serviço muito além de um commodity, uma vez que a Disney quer que os clientes se conectem verdadeiramente com a marca e aproveitem cada experiência de forma única para cada pessoa.

Confira abaixo como se livrar da comoditização por meio dos três pilares da Disney!

IDENTIDADE

De imediato, para alinhar a identidade da organização, é preciso identificar os seus clientes e as suas expectativas

Desse modo, é possível alinhar as ofertas e as entregas de acordo com a necessidade do seu público-alvo.

VALOR

Agora, é necessário analisar suas forças e fraquezas para criar valor junto aos clientes.

Uma vez identificadas, as forças simbolizam os pontos que já devem ser explorados para fortalecer a imagem da organização e as fraquezas indicam os principais pontos de melhoria para atender as expectativas dos clientes.

RELACIONAMENTO

Por último, para o desenvolvimento de relacionamento é preciso pensar em duas frentes: seus clientes internos (colaboradores) e externos

Assim, além de se conectar emocionalmente com o seu público consumidor, é preciso valorizar seus funcionários.

– Leia também: Necessidades do cliente e seus desejos: parada das 15h no Magic Kingdom

Lederman Consulting & Education

Por fim, a conexão entre identidade, valor e relacionamento vai superar a comoditização e garantir a sua empresa os melhores resultados a longo prazo.

Por exemplo, o parque da Disney levou mais de um ano para ser construído e, mesmo após um período fechado devido ao distanciamento social, continua atraindo cada vez mais pessoas com muita inovação e criatividade.

Em 2021, o castelo da Cinderela, clássico das aberturas dos filmes, foi renovado para receber o público com uma experiência especial.

Portanto, reflita como alinhar os três componentes na sua empresa e criar um ambiente de valor para os clientes internos e externos. 

A partir desse encaminhamento, você terá um grande valor para as pessoas e um enorme potencial para se destacar no mercado.  Para te ajudar nessa jornada, eu e a equipe da Lederman & Consulting criamos um espaço especial para você. 

A Lederman Consulting & Education é uma empresa de consultoria empresarial e a única autorizada no Brasil para dar treinamento empresarial baseado no livro “O jeito Disney de encantar os clientes”.

Em nossos cursos, vemos que uma organização precisa de inovação e criatividade para encantar e fidelizar os clientes, tendo destaque no mercado.

Além disso, o nosso blog já tratou sobre a relação entre a retenção de clientes ideais e lucratividade e trouxemos uma série de Estudos de Caso com base no Jeito Disney. 

Em um dos mais recentes estudos, eu demonstrei o processo de recrutamento e seleção de talentos para as vendas e fazer com que sua empresa seja mais forte de colaboradores e seus clientes voltem sempre com ainda mais brilho nos olhos.

Confira a programação da agenda de cursos da Lederman para 2023 e faça a sua inscrição! Confira também mais conteúdos sobre gestão e modelo da Disney em nosso blog!

David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil. 

Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS), Professor na Fundação Vanzolini no Curso de Especialização em Administração de Serviços – CEAS e Professor no MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor na disciplina “Excelência em Serviços e Fidelização de Clientes” da PUCRS.

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