21 jun 2022

Etapas do processo de recrutamento: atração e avaliação [Aula 4 – Módulo 5]

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Aperfeiçoando o processo de recrutamento com as etapas de atração e avaliação do Curso de Vendas Lederman

Seja bem-vindo(a) em nossa aula 4, módulo 5, do Curso de Vendas! Hoje, vamos falar sobre como aperfeiçoar o processo de recrutamento

Desde o primeiro módulo, eu apresentei como a estruturação da força de vendas é essencial para que uma organização alcance os melhores resultados. 

O recrutamento e seleção têm papéis de extrema relevância, uma vez que servem como o primeiro contato com um(a) candidato(a). 

Agora, iremos aperfeiçoar em etapas esse processo para atrair os candidatos com mais fit cultural com sua empresa, acompanhando e avaliando-os para a contratação mais assertiva possível.

Bons estudos! 

Etapa 5 do processo de recrutamento: Atração

Uma vez que o candidato tenha vencido as diversas barreiras da seleção, a etapa seguinte é atraí-lo para a empresa. 

A atração tem dois elementos intimamente relacionados: a oferta e o acompanhamento

A oferta consiste no trabalho em si e nas características que o tornam atraente, como:

  • Oportunidades de carreira;
  • Plano de remuneração;
  • Benefícios;
  • Empresa e cultura;
  • Colegas;
  • Produtos.

Já o acompanhamento é o modo como a oferta é comunicada e administrada.

É óbvio que a oferta atraente aumenta a quantidade dos que a aceitam. Mas, um bom acompanhamento não custa muito e faz uma grande diferença.

Etapa 6 do processo de recrutamento: Avaliação/Aperfeiçoamento

A etapa final do processo de recrutamento consiste em avaliação e aperfeiçoamento

Uma boa empresa aprimora, continuamente, o seu processo obtendo e usando o tipo de feedback abaixo:

1- Organize estatísticas anuais para descrever o sucesso do processo: as estatísticas de contratação podem ser tão simples como contas e listas;

2- Conte o número de candidatos e de contratações, depois tire do resultado o coeficiente e índices;

3- Examine os vencedores; 

4- Determine quais são as fontes dos melhores candidatos fazendo as seguintes perguntas:

  • Quais são as fontes dos candidatos que recebem ofertas de trabalho? 
  • E dos que aceitam as ofertas? 

5- Compare os vendedores bem-sucedidos e medianos, que estão na força de vendas há mais de três anos; 

6- Por último, e não menos importante, realize as seguintes perguntas para obter resultados mais concisos e claros:

  • O que se sabia sobre essas pessoas quando foram contratadas? 
  • Como foram seus desempenhos no processo de contratação? 
  • Quem as entrevistou? 
  • Que tipo de treinamento receberam? 
  • Quais ofertas foram feitas a elas? 
  • Quais os fatores de recrutamento que resultaram na contratação de bons vendedores? 

As respostas para essas perguntas poderão revelar como aperfeiçoar o processo de recrutamento da sua empresa.

E agora, vamos colocar em prática? 

Eu te convido a colocar no papel as respostas das perguntas acima e ver qual candidato(a) se adequa melhor ao seu modelo de negócio.

Nas próximas aulas vamos abordar de forma mais detalhada o processo de treinamento e capacitação dos seus recrutadores.

Enquanto nossa próxima parte do curso não é disponibilizada, que tal conhecer outros conteúdos da Lederman Consulting e Education? Acesse o nosso blog!

Agora, se você ainda não acessou nenhuma das aulas do nosso Curso de Vendas, te convido a participar dessa jornada com a gente. Acesse agora a Aula 1 do primeiro Módulo!

David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil.

Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS), Professor na Fundação Vanzolini no Curso de Especialização em Administração de Serviços – CEAS e Professor no MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor na disciplina “Excelência em Serviços e Fidelização de Clientes” da PUCRS.

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Por último, disponibilizamos a primeira aula do curso para você assistir sempre que quiser e entrar nesse mundo de magia e competência com a gente!

 

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