Aperfeiçoando o processo de recrutamento com as etapas de atração e avaliação do Curso de Vendas Lederman
Seja bem-vindo(a) em nossa aula 4, módulo 5, do Curso de Vendas! Hoje, vamos falar sobre como aperfeiçoar o processo de recrutamento.
Desde o primeiro módulo, eu apresentei como a estruturação da força de vendas é essencial para que uma organização alcance os melhores resultados.
O recrutamento e seleção têm papéis de extrema relevância, uma vez que servem como o primeiro contato com um(a) candidato(a).
Agora, iremos aperfeiçoar em etapas esse processo para atrair os candidatos com mais fit cultural com sua empresa, acompanhando e avaliando-os para a contratação mais assertiva possível.
Bons estudos!
Etapa 5 do processo de recrutamento: Atração
Uma vez que o candidato tenha vencido as diversas barreiras da seleção, a etapa seguinte é atraí-lo para a empresa.
A atração tem dois elementos intimamente relacionados: a oferta e o acompanhamento.
A oferta consiste no trabalho em si e nas características que o tornam atraente, como:
- Oportunidades de carreira;
- Plano de remuneração;
- Benefícios;
- Empresa e cultura;
- Colegas;
- Produtos.
Já o acompanhamento é o modo como a oferta é comunicada e administrada.
É óbvio que a oferta atraente aumenta a quantidade dos que a aceitam. Mas, um bom acompanhamento não custa muito e faz uma grande diferença.
Etapa 6 do processo de recrutamento: Avaliação/Aperfeiçoamento
A etapa final do processo de recrutamento consiste em avaliação e aperfeiçoamento.
Uma boa empresa aprimora, continuamente, o seu processo obtendo e usando o tipo de feedback abaixo:
1- Organize estatísticas anuais para descrever o sucesso do processo: as estatísticas de contratação podem ser tão simples como contas e listas;
2- Conte o número de candidatos e de contratações, depois tire do resultado o coeficiente e índices;
3- Examine os vencedores;
4- Determine quais são as fontes dos melhores candidatos fazendo as seguintes perguntas:
- Quais são as fontes dos candidatos que recebem ofertas de trabalho?
- E dos que aceitam as ofertas?
5- Compare os vendedores bem-sucedidos e medianos, que estão na força de vendas há mais de três anos;
6- Por último, e não menos importante, realize as seguintes perguntas para obter resultados mais concisos e claros:
- O que se sabia sobre essas pessoas quando foram contratadas?
- Como foram seus desempenhos no processo de contratação?
- Quem as entrevistou?
- Que tipo de treinamento receberam?
- Quais ofertas foram feitas a elas?
- Quais os fatores de recrutamento que resultaram na contratação de bons vendedores?
As respostas para essas perguntas poderão revelar como aperfeiçoar o processo de recrutamento da sua empresa.
E agora, vamos colocar em prática?
Eu te convido a colocar no papel as respostas das perguntas acima e ver qual candidato(a) se adequa melhor ao seu modelo de negócio.
Nas próximas aulas vamos abordar de forma mais detalhada o processo de treinamento e capacitação dos seus recrutadores.
Enquanto nossa próxima parte do curso não é disponibilizada, que tal conhecer outros conteúdos da Lederman Consulting e Education? Acesse o nosso blog!
Agora, se você ainda não acessou nenhuma das aulas do nosso Curso de Vendas, te convido a participar dessa jornada com a gente. Acesse agora a Aula 1 do primeiro Módulo!
David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil.
Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS), Professor na Fundação Vanzolini no Curso de Especialização em Administração de Serviços – CEAS e Professor no MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor na disciplina “Excelência em Serviços e Fidelização de Clientes” da PUCRS.
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