gestão de inovação

04 abr 2023

Gestão de inovação: o que a Pixar tem a nos ensinar

Compartilhar

Você já imaginou que boa parte do sucesso da Pixar está atrelado à sua gestão de inovação com boas práticas de trabalho em equipe?

Pois é! De acordo com Ed Catmull, presidente da Pixar, na organização “todos estão totalmente empenhados em ajudar os outros a fazer o melhor trabalho”.

Dessa forma, para desenvolver essa cultura de parceria, eles criaram o “brain trust”, ou em tradução bem literal: “cérebro de confiança”.

Em suma, o conceito envolve criar um grupo de diretores, no qual outros diretores, produtores e roteiristas recorrem quando precisam de assistência.

Afinal, trabalhar com criatividade exige muito mais do que o operacional, mas também, novas experiências, vivências, feedbacks e confiança. 

Assim sendo, os profissionais que precisam de apoio encontram pares para criar um diálogo sobre como tornar o filme melhor.

Nesse sentido, você já pensou sobre como cada setor tem uma visão diferente sobre o clima organizacional e, inclusive, sobre os produtos ou serviços?!

A Pixar já! Não é à toa que, mesmo após a fusão com a Disney, a marca seja a  responsável pela administração dos estúdios próprios e também da própria Disney.

Pensando nisso, no conteúdo abaixo vamos nos aprofundar mais na gestão de inovação Pixar sobre o trabalho em equipe. 

Faça uma boa leitura! 

Pixar e Disney: uma parceria de sucesso na gestão de inovação

A excelência da gestão de inovação Pixar fica evidente nos filmes produzidos nos estúdios da marca e também da Disney.
A excelência da gestão de inovação Pixar fica evidente nos filmes produzidos nos estúdios da marca e também da Disney.

Conforme já adiantamos, apesar de ter sido comprada pela Disney, a Pixar é a grande responsável pelos estúdios

No entanto, em fusões e aquisições, é muito raro que o comprado gerencie o comprador, principalmente no caso da Disney, que, sem dúvida, é uma empresa bem-sucedida e também orgulhosa.

Mas então, o que levou a gigante do entretenimento a ceder essa responsabilidade para a organização que foi comprada? 

A resposta está em uma entrevista do diretor da Pixar para a Harvard Business School. Ed Catmull cita o fato sobre como os vazamentos estavam afetando as produções do estúdio Disney. 

Veja o posicionamento do presidente frente a nova equipe: 

“Levantei-me na frente de todos na Disney Animation. Eu apontei que quando você faz um filme, quando você o coloca pela primeira vez no rolo, ele não funciona. […] Quando essa primeira reunião termina, o diretor e sua equipe precisam voltar para sua equipe e conversar sobre as coisas que não funcionaram. Eles têm que confiar na tripulação com o que eles estão dizendo.

Quando eu disse isso, todo o público explodiu em aplausos. Para uma ou duas pessoas que estavam conversando com blogueiros do lado de fora, o que eles viram foi que todo mundo no estúdio estava realmente chateado por alguém estar fazendo isso. Então a mensagem não veio de mim, a mensagem veio daquela resposta do público – e quem estava fazendo aquilo parou de fazer.”

Além disso, Ed Catmull reforça que a maneira como você permite que sua equipe saiba dos desafios e problemas empresariais, faz com que elas tenham propriedade na solução. 

Ao mesmo tempo, os membros se sentem integrados e donos da solução, diminuindo as chances de externalizar as situações internas. 

“Não basta estar aberto às ideias de outras pessoas. Engajar o poder mental coletivo das pessoas com quem você trabalha é um processo ativo e continuado. Como gerente você deve extrair ideias de sua equipe e persuadi-la constantemente a contribuir” – Ed Catmull – Presidente da Pixar

método Disney

Brain trust: a gestão de inovação Pixar do trabalho em equipe

Como citamos no início do artigo, outro ponto de destaque da cultura de inovação da Pixar é o brain trust, em que na reunião o profissional submete o seu projeto aos seus pares e chefes. 

Entretanto, a reunião se baseia apenas em sugestões, ou seja, o profissional pode ou não aceitar as opiniões. Isso porque, apesar de ser um método poderoso no mundo dos negócios, ele exige maturidade, humildade e empatia. 

Afinal,  temos que ser muito avançados em cultura e ego para aceitar dos nossos pares, por exemplo, uma sugestão contrária a um aspecto do que mais gostamos em nosso projeto. É a técnica do feedback aplicada na sua forma mais elevada!

Além disso, Ed Catmull elencou 3 pilares responsáveis pelo sucesso da gestão de inovação da Pixar em encantar clientes:

  • Foco nas pessoas, depois nas ideias;
  • Criação de uma cultura interativa entre as pessoas;
  • Definir seu estilo de liderança e coordenar junto à equipe.

Como resultado, sua organização ganhará uma equipe alinhada, engajamento com as ações internas e externas, além do orgulho em fazer parte do seu time!

Inspire-se nessas grandes marcas com os cursos da Lederman

Neste artigo, vimos como a gestão de inovação da Pixar é marcante e até dominante na Disney, encantando e retendo cada vez mais clientes. Isso se deve à magia de equipes alinhadas, capacitações e valores voltados para um bom ambiente colaborativo.

Por isso, fortalecer a cultura organizacional da sua empresa, investindo em reuniões, treinamentos, reconhecimentos e feedbacks da sua equipe é de suma importância, a fim de garantir o sucesso do seu negócio e ter maior retenção de bons profissionais e clientes.

O Disney Institute é o braço de desenvolvimento profissional e treinamento externo da The Walt Disney Company. Desse modo, o objetivo da empresa é mostrar “o negócio por trás da magia”! 

E, com mais de 20 anos de experiência, a Lederman Consulting & Education é a única empresa autorizada no Brasil para dar treinamento empresarial do Disney Institute para quem quer levar para sua própria empresa conhecimentos desenvolvidos e utilizados pela marca, que é referência em inovação, criatividade e encantamento dos clientes.

Baseado no livro “O jeito Disney de encantar os clientes”, oferecemos inovadores treinamentos, eventos e workshops. Além disso, em nossos encontros temos o prazer de receber convidados internacionais e com anos de experiência trabalhando na The Walt Disney Company.

Assim, desenvolvemos um conteúdo de reflexão e melhores práticas, a fim de que o participante possa levar na volta ao trabalho um plano de implantação da visão e magia Disney para o seu negócio.

Entre nesse mundo de inovação, criatividade e competência e confira a programação da agenda de cursos da Lederman para 2023. Faça já a sua inscrição!

Quer saber mais conteúdos sobre a gestão e modelo Disney?

Acesse nosso blog e leia mais artigos relacionados:

David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil.

Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS), Professor na Fundação Vanzolini no Curso de Especialização em Administração de Serviços – CEAS e Professor no MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor na disciplina “Excelência em Serviços e Fidelização de Clientes” da PUCRS.

Para saber mais sobre Qualidade de Serviços Disney e Inovação e Criatividade Empresarial Pixar, veja nossos cursos presenciais no Brasil e em Orlando: Clique aqui.

Para saber mais sobre a metodologia de como transformar sua empresa num negócio “age friendly” (amigável ao idoso) entre em contato conosco: faleconosco@oldsite.ledermanconsulting.com.br

Curso Aplicando na Prática o Jeito Disney de Encantar Clientes: agora online. Consulte a data na agenda.

Curso Lições de Criatividade Estilo Disney/Pixar: agora online. Consulte a data na agenda.

Aplicando na prática o Jeito Disney de encantar clientes – Aula 1 gratuita

Por último, disponibilizamos a primeira aula do curso para você assistir sempre que quiser e entrar nesse mundo de magia e competência com a gente!

 

banner-horizontal