10 set 2024

harvard business review
O atendimento ao cliente é um dos pilares essenciais para o sucesso de qualquer empresa, e a Harvard Business Review tem explorado esse tema com profundidade, oferecendo insights valiosos.Em um mercado cada vez mais competitivo, proporcionar uma experiência de atendimento excepcional pode ser o diferencial entre manter clientes satisfeitos e perder oportunidades. Dessa forma, o atend...

02 jul 2024

Uma pesquisa de percepção de valor e posicionamento ajuda a entender como a sua marca é percebida no imaginário dos clientes, prospects e colaboradores interessados. Ou seja, é uma pesquisa que auxilia a entender qual é a imagem da sua empresa na mente do seu público.  Em resumo, esse tipo de pesquisa oferece um retrato da imagem do seu negócio em comparação com a concorrência.  A par...

19 jun 2024

Inicialmente, o marketing multicanal refere-se à prática de interagir com os clientes usando uma combinação de canais de comunicação - sites, lojas de varejo, catálogos de pedidos pelo correio, mala direta, e-mail, celular e entre outros. Ele permite que os clientes deem preferência ao seu produto ou serviço utilizando o canal de sua escolha. Em outras palavras, o marketing multicanal ...

14 maio 2024

perda de clientes
Desde já, o impacto da perda de clientes para uma empresa é assunto conhecido nas reuniões de CEOs, diretores, gerentes e marketing.Conforme avaliado por Philip Kotler, uma das maiores referências na área de administração e marketing, “Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo”.Nesse sentido, cada cliente que reporta um problema representa uma oportunida...

23 abr 2024

e-mail marketing
O e-mail marketing é uma estratégia digital muito interessante para promover negócios através do envio de mensagens comerciais por e-mail. Ainda assim, essa estratégia pode também criar e manter uma conexão semanal ou mensal com os clientes.Bem como, essas mensagens podem incluir ofertas especiais, novos produtos, conteúdo informativo e muito mais. É uma maneira eficaz de se conectar...

29 fev 2024

dados transacionais e dados relacionais
Antes de tudo, os dados transacionais e os dados relacionais não são opostos, mas sim complementares.Afinal, se você utiliza uma estratégia de CRM em sua empresa, sabe que quanto mais dados, mais personalizado o contato com o cliente.Entretanto, aumentar o número de perguntas durante o contato com o cliente ou mesmo em um formulário na página do seu site pode afetar o número de l...

06 fev 2024

neuromarketing
Você já ouviu falar em neuromarketing?  Em suma, essa é uma área dentro do marketing que alia conhecimentos mercadológicos e publicitários à neurociência, garantindo maiores chances de venda de determinado produto ou serviço do seu negócio. Por exemplo, se você tivesse escolha, você usaria a mesma mensagem de marketing para o Capitão Kirk e para o Dr. Spock? Atualmente, as estratégias...

04 out 2023

Comunicação com o cliente: como aprimorar o diálogo?
Um dos pilares da boa relação é a comunicação com o cliente. Se bem feita, ela pode inclusive facilitar a resolução de insatisfações.De antemão é preciso entender de que forma você pode conseguir alcançar uma boa comunicação e como aprimorar esse diálogo.Possuir um diálogo fluído com os clientes é essencial para construir relacionamentos sólidos e duradouros. Para isso, é crucial...

04 jan 2022

Os desafios do marketing na era da dispersão
A princípio, é certo que as pessoas estão se cansando do marketing em todas as suas formas. Conforme mostra um estudo da Yankelovich Partners, consultoria americana em serviços de marketing, a resistência às campanhas publicitárias nunca esteve tão em alta. De acordo com os dados da pesquisa, 65% dos americanos se sentem “constantemente bombardeados” por mensagens. Ao mesmo t...

24 ago 2021

Hoje em dia, no mundo dos negócios, todos já têm muito clara a importância da retenção de clientes, uma vez que conquistar um novo cliente é de cinco a sete vezes mais caro do que mantê-lo.A princípio, essa constatação foi feita por Philip Kotler, um dos grandes nomes do marketing.Logo, a afirmativa transformou-se em uma “vaca sagrada” entre as empresas que almejam o sucesso da o...