organização de vendas

30 nov 2022

Organização de Vendas e de Treinamento [Aula 1 – Módulo 6]

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Conforme estamos vendo nas aulas, a etapa de organização de vendas de alto desempenho se deve a uma boa organização de treinamento. 

Isso porque a organização de vendas bem-sucedida proporciona aos vendedores a oportunidade de desenvolver as qualidades de que precisam, para obterem êxito em qualquer situação de venda.

Por isso, o treinamento em vendas existe para fazer com que os vendedores continuamente bem-sucedidos.

Nesse sentido, há uma diferença nítida entre vendedores bem treinados e vendedores com treinamento deficiente – não importa o nível de competência.

Em síntese, por meio de treinamentos e capacitações sua empresa tem a chance de transformar o bem-estar e qualidade dos seus colaboradores e também clientes.

Além disso, com o treinamento, corrigimos falhas operacionais, executamos melhor os processos, aumentamos a produtividade e fidelizamos mais clientes e também colaboradores leais.

Pensando em deixar a cultura organizacional da sua empresa mais forte, na aula 1 do módulo 6 de vendas, vamos trazer como a organização de vendas está ligada a um bom treinamento e capacitação da sua equipe.

Boa leitura!

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Organização de Vendas: Treinamento e Capacitação

Para uma boa organização de vendas, os treinamentos e capacitações estão entre as ações mais efetivas de uma empresa.

A partir deles, vemos o crescimento do colaborador: com seu trabalho e desenvolvimento, geram realizações concretas, como soluções, produtos, serviços e inovação.

Consequentemente, a importância para as empresas é evidente.

Como já vimos, em aulas anteriores entramos mais a fundo de como treinar e capacitar sua equipe.

Agora, vamos elencar as principais vantagens de investir nesses processos. Confira abaixo!

Fortalece a cultura organizacional

Como podemos perceber, o trabalho de consolidar crenças, valores e normas de comportamento exige uma abordagem em múltiplas frentes, como por exemplo:

  • recrutar pelo fit cultural;
  • aplicar testes de personalidade profissional;
  • usar os líderes para promover a cultura da empresa internamente e externamente.

Por fim, entre essas abordagens, podemos citar os programas de treinamentos, capacitação e desenvolvimento de pessoas.

Promove o amadurecimento e desenvolvimento do profissional

Por meio do desenvolvimento, a gestão de uma empresa pode oferecer o suporte para o crescimento dos colaboradores e busca realizar os seus potenciais.

Consequentemente, ocorre o crescimento profissional e pessoa da equipe, além do lucro da empresa ocasionado pela fidelização de clientes.

Atrai talentos e fideliza colaboradores antigos

Além disso, com treinamentos e capacitações também é possível ter uma melhoria na oferta de valor da empresa para colaboradores e candidatos.

Com isso, ao lado de salários e benefícios, o profissional também enxergará as oportunidades de crescimento e evolução na carreira.

Por isso, ter políticas modernas de desenvolvimento de pessoas é uma das coisas que fazem as empresas serem reconhecidas como um bom lugar para se trabalhar.

Forma líderes

Por último, outra vantagem é o desenvolvimento que oferece condições para formar pessoas para as posições de líderes.

Dessa forma, os líderes serão os guias de uma equipe, organizadores e compartilhadores da cultura organizacional, que já estão plenamente inseridos e com grande senso de fidelidade na empresa.

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O Impacto do treinamento na organização de vendas bem-sucedido sobre os clientes, força de vendas e a empresa

Como vimos, com o treinamento melhoramos a performance de vendas e, consequentemente, o atendimento aos clientes.

Além disso, erramos menos treinando, desperdiçamos menos e gastamos menos, já que ganhamos colaboradores mais comprometidos, engajados e possíveis líderes.

Outro impacto do treinamento é: formar profissionais mais identificados com as necessidades da empresa e, por consequência, mais comprometidos com seus objetivos.

Por fim, os investimentos em treinamento e capacitações beneficiam as empresa no processo de atração e retenção de pessoas qualificadas que estão em busca de crescimento profissional.

Em resumo, uma empresa que oferece oportunidade de desenvolvimento pessoal é vista como uma boa alternativa de alcance dos seus objetivos de carreira a curto, médio e longo prazo.

Nas tabelas abaixo, apresento os principais tópicos de impacto do treinamento na organização de vendas sobre os clientes, força de vendas e a empresa.

Impacto sobre o Cliente

  • As necessidades de produtos e serviços do cliente são compreendidas e atendidas;
  • O cliente sente que o seu vendedor agrega valor e que pode confiar nele, além de que ele não está desperdiçando seu tempo;
  • Proximidade que o cliente gosta de tratar com os vendedores da empresa;
  • As alterações nas necessidades do cliente são incorporadas por um processo de vendas adaptável.

Sobre a Força de Vendas

  • Os novos vendedores se tornam produtivos rapidamente;
  • Vendedores enfrentam qualquer situação de vendas confiantes de estarem preparados para serem bem-sucedidos;
  • Do ramo de atividade e dos produtos, os vendedores estão a par das tendências da tecnologia, do ambiente, do mercado e dos clientes.

Impacto sobre a Empresa

  • O índice de retenção de vendedores e o moral da força de vendas são elevados;
  • Produtos e serviços são diferenciados, e a competição por preço é minimizada;
  • A cultura da empresa é assimilada, apoiada e adotada pela força de vendas.

Pontos Importantes Referentes ao Treinamento

Entre outros aspectos, o sucesso de uma empresa está relacionado com o desempenho dos seus colaboradores.

Dessa forma, saber como treinar sua equipe de vendas é fundamental para aumentar o potencial individual e coletivo, capacitando-os para entregar um serviço de qualidade aos clientes.

Por isso, os líderes e gestores precisam encontrar maneiras eficientes para treinar e capacitar sua equipe de vendas.

Com isso, oferecem o conhecimento e as ferramentas necessárias para que ela se desenvolva.

Consequentemente, isso pode trazer excelentes resultados para a empresa, fortalecendo o negócio e aumentando a lucratividade.

Abaixo, exemplifico à vocês como os programas de treinamento correspondem ao ambiente de trabalho e como isso reflete na cultura da empresa.

1. Os Programas de Treinamento Devem Corresponder ao Ambiente 

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2. O Grau de Ênfase da Empresa no Treinamento em Vendas Reflete a sua Cultura

Vimos que, a cultura de uma força de vendas diz algo sobre os seus valores e o que ela considera importante.

Dessa forma, as culturas que valorizam o desenvolvimento profissional e o crescimento individual terão iniciativas de treinamento eficazes.

Na verdade, já as que dão excessiva ênfase à geração de receita de curto prazo podem desestimular os vendedores a buscar oportunidades de desenvolvimento.

Nesse sentido, as iniciativas de treinamento elaboradas para eliminar as lacunas de capacitação afetam igualmente as receitas de curto e longo prazo.

Consequentemente, a receita de curto prazo declina incrementalmente, porque os vendedores não estão em campo vendendo.

Durante o treinamento, porém, os vendedores estão desenvolvendo capacidades que os tornarão mais eficazes a longo prazo. organização de vendas

LEDERMAN CONSULTING & EDUCATION

Neste artigo, vimos que os colaboradores precisam e buscam gestores, líderes, que possuem querem desenvolver a equipe da sua empresa.

Isso porque, ao perceberem que há uma preocupação real com seu crescimento, os colaboradores se tornam mais leais aos locais onde trabalham, resultando em mais interesse por sua função e cultura organizacional.

Além disso, é importante estarem atentos nas capacitações e feedbacks da sua equipe de vendas

Consequentemente, uma equipe engajada nos valores da empresa entrega sucesso aos seus clientes, por conta de uma boa organização de vendas.

E, para isso, a Lederman Consulting & Education é a única empresa autorizada no Brasil para dar treinamento empresarial baseado no livro “O jeito Disney de encantar os clientes”.

Assim, desenvolvemos um conteúdo de reflexão e melhores práticas para que o participante possa levar na volta ao trabalho um plano de implantação da visão e magia Disney para o seu negócio.

Em nossos cursos, vemos que uma organização precisa de inovação e criatividade para superar desafios e contratar uma equipe de vendas de qualidade.

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Leia também mais conteúdos sobre treinamentos e vendas em nosso blog!

 

David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil. 

Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS), Professor na Fundação Vanzolini no Curso de Especialização em Administração de Serviços – CEAS e Professor no MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor na disciplina “Excelência em Serviços e Fidelização de Clientes” da PUCRS.

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