Tive o prazer de estar na Live pelo Instagram da Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) para trabalhar os dois principais temas de meus cursos do “Jeito Disney”: Encantamento dos Clientes e Lições de Inovação e Criatividade.
Casos Reais de Encantamento de Clientes
O modelo Disney fascina com o seu poder de motivar todos os seus colaboradores e prover o que há de melhor para os seus “convidados”. Podemos observar que até a forma de chamar os frequentadores do parque é especial.
No entanto, esse encantamento não está presente apenas nos parques com os personagens de seus filmes clássicos.
A marca tem o poder de fazer desde a arrumadeira de hotel do resort transcender sua função operacional e, assim, dobrar as toalhas em cima da cama em forma de cisne e arrumar as bonequinhas deixadas pela menina no quarto compondo uma alegre cena.
Ainda assim, como a organização mantém dezenas de milhares de colaboradores motivados trabalhando em funções repetitivas e exaustivas sob o sol de 43º.C do verão da Flórida? Como atinge os maiores índices de recompra e fidelidade e a merecida lucratividade?
Esse é o poder do encantamento de clientes da Disney! O livro “O Jeito Disney de Encantar Clientes” traz os segredos por trás da magia do gênio e empreendedor, Walt Disney.
Mas além de conhecer as técnicas de uma das maiores empresas de entretenimento do mundo, é preciso aprender a adaptar esses ensinamentos para a realidade de cada empresa, dos pequenos aos grandes negócios.
No curso “Aplicando na prática O Jeito Disney de Encantar os Clientes”, eu utilizo a Disney e outras empresas de excelência como modelos inspiracionais de exemplos práticos para a adaptação na realidade de cada empresa. Seguindo pela gestão, passando pelo elenco e chegando até a abordagem do seu convidado.
Inovação Pixar e Disney
Muito se fala sobre criatividade e inovação nas empresas, mas nos sentimos confusos e inseguros sobre como fazer isso na prática.
Por exemplo, devemos criar um departamento dedicado à inovação ou ela deve ser uma tarefa espalhada por todos na organização? Como administrar as pressões de resultado de curto prazo e ainda envolver os funcionários em inovações em produtos e serviços?
A resposta para essas perguntas podemos encontrar ao olhar para o modelo Disney e Pixar que, apesar de trabalharem com o entretenimento, são grandes corporações e têm muito a nos ensinar.
A princípio, a relação de parceria e foco na constante inovação das empresas são um grande exemplo!
Apesar de ter sido comprada pela Disney, a Pixar é a responsável pela administração dos estúdios de ambas as marcas.
De maneira geral, em fusões e aquisições é muito raro que o “comprado” gerencie o comprador, principalmente no caso da Disney, que, sem dúvida, é uma empresa bem-sucedida e também orgulhosa.
Isso nos mostra a capacidade da inovação e criatividade mudar uma empresa para melhor, de forma que ela ganhe mais reconhecimento e, consequentemente, maior força e espaço no mercado.
Em outras palavras, a inovação e a criatividade são imprescindíveis para as empresas que estão sempre buscando novas formas de encantar os clientes, sejam eles internos ou externos, e conquistar maior vantagem competitiva.
Assista agora a Live com a PUCRS
Confira a live com a PUCRS e inspire-se com os exemplos de casos reais do “Jeito Disney” de criar experiências fascinantes para todos:
David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil.
Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS), Professor na Fundação Vanzolini no Curso de Especialização em Administração de Serviços – CEAS e Professor no MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor na disciplina “Excelência em Serviços e Fidelização de Clientes” da PUCRS.
Para saber mais sobre Qualidade de Serviços Disney e Inovação e Criatividade Empresarial Pixar, veja nossos cursos presenciais no Brasil e em Orlando: Clique aqui.
Para saber mais sobre a metodologia de como transformar sua empresa num negócio “age friendly” (amigável ao idoso) entre em contato conosco: faleconosco@oldsite.ledermanconsulting.com.br
Aplicando na Prática o Jeito Disney de Encantar Clientes: agora online. Consulte a data na agenda.
Lições de Criatividade Estilo Disney/Pixar: agora online. Consulte a data na agenda.