O que a Disney pode nos ensinar sobre a superação de desafios nas empresas?
Vamos começar com uma pequena história:
Quando a Disney chegou à China, o mercado chinês evitava todos os custos de desenvolvimento de produto e ainda possuíam agilidade para chegar ao mercado internacional.
Com isso, a pirataria era uma verdadeira “epidemia” na China, já que permitia que concorrentes locais produzissem DVDs iguais aos originais. E ainda mais baratos – sem qualquer custo de desenvolvimento!
Consequentemente, muitos negócios sofreram desafios por conta desse e de outros problemas. E a Disney, com sua magia de encantar clientes, pode ensinar como superá-los.
Continue a leitura para saber como isso aconteceu, além de outras informações importantes.
Até o final do artigo você verá os seguintes tópicos sobre o assunto:
- O que são desafios empresariais?
- O que a Disney podia fazer para combater a pirataria?
- Os principais desafios nas empresas
- Qual a sacada que a Disney teve para superar seu desafio empresarial?
- Método Disney para superar desafios nas empresas
- Moral da história
- Como a Lederman pode ajudar?
O que são desafios empresariais?
Primeiramente, precisamos entender antes o que são os desafios empresariais a partir do cenário de nosso país.
O ambiente empresarial no Brasil está cada vez mais exigente e cheio de desafios complexos, o que, inevitavelmente, acaba impactando a gestão das empresas.
Dessa forma, a gestão empresarial se torna cada vez mais essencial para gerenciar e atender não só a demanda dos clientes, mas para se manter firme em meio a um cenário de incertezas.
E para lidar com todos os fatores relacionados à gestão empresarial é preciso superar desafios para que a empresa consiga alcançar bens seus resultados.
Em resumo, os desafios nas empresas estão relacionados a uma série de fatores internos e externos, como:
- A própria descentralização da empresa;
- A terceirização de serviços;
- A internacionalização e processos globais que a afetam;
- Economia atual (tanto brasileira, quanto internacional, principalmente a europeia);
- As transformações no mercado (tanto interno, quanto externo);
- O fim de algumas empresas multinacionais;
- O aparecimento de competidores cada vez mais fortes.
Além disso, esses desafios podem se amplificar quando levamos em consideração a informatização e tecnologia, transformação dos concorrentes, mudança no perfil do cliente e novas técnicas de gestão que são implantadas por empresas e devem ser seguidas.
Isso para que seja possível dar continuidade ao negócio sem sair perdendo de nenhum lado.
O que a Disney podia fazer para combater a pirataria?
Em resumo, a solução da Disney foi se debruçar sobre problemas que seus clientes queriam resolvidos. Para assim, reformular seus próprios produtos.
Dessa forma, em 2008, a Disney lançou o primeiro centro de aprendizagem de inglês em um ambiente de parque temático. E esse espaço ficava em Xangai, na China.
Além disso, o público-alvo era composto por crianças entre os 2 e os 10 anos de idade.
A partir disso, o método, desenvolvido nos EUA, fez tanto sucesso que após três anos, mais de 30 centros em todo o país já tinham aderido ao sistema de ensino.
Os principais desafios nas empresas
Independentemente do tamanho da sua empresa, os desafios empresariais estão presentes no dia a dia dos empreendedores.
Isso porque, além de garantir as entregas, a satisfação e a retenção dos clientes, é necessário assegurar uma operação interna eficiente.
Diante disso, gerenciar todas essas questões não é uma tarefa tão simples.
Mas, essas ações podem ser superadas com o auxílio das ferramentas e estratégias certas. Estas que a Disney nos ensina a superar e falaremos mais adiante.
Pensando nisso, para ajudar você separei os principais desafios nas empresas e como a Disney ajuda a superá-los. Confira!
1- Gerenciamento de incertezas
Entender as incertezas de um negócio é uma habilidade importante e indispensável.
Por isso, o ponto chave é evitar aumentá-las ou diminuí-las na hora de avaliá-las, mesmo diante do adiantamento das estratégias que você quer aplicar na empresa.
Além disso, a análise de cenários é muito importante na hora do gerenciamento de incertezas. Isso porque, esse tipo de análise explora os caminhos que a empresa pode seguir e implementar as melhores estratégias com os objetivos do negócio.
Dessa forma, para a análise de cenários o ideal é utilizar a matriz SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) associada ao planejamento estratégico da sua empresa.
Diante disso, você poderá superar o desafio de lidar com cenários incertos.
– Leia também: Crise empresarial: você sabe como lidar com as adversidades?
2- Fortalecer a cultura organizacional
A cultura organizacional é fundamental no comportamento e motivação da sua equipe na empresa, no sentido de definir os limites e ações de cada um.
Dessa forma, fortalecer a cultura da sua empresa irá criar uma sensação de identidade e pertencimento, influenciando a motivação, comprometimento e engajamento das pessoas com as estratégias de seu negócio.
Em resumo, uma cultura organizacional forte é aquela em que os valores essenciais são bem compartilhados entre e pelos colaboradores.
Isso porque, os valores são a alma da sua empresa e quanto mais os membros aceitarem, maior será o grau de comprometimento com os resultados.
Um ponto é importante: bons clientes não compram produtos ou serviços, eles compram boas histórias, que só é conquistada por meio de uma cultura organizacional forte.
– Leia também: Cultura organizacional da Netflix X cultura organizacional da Disney: veja estudo comparativo
3- Tomada de decisões mais assertivas
Ao mesmo tempo em que uma decisão errada pode, por sorte, não causar grandes problemas para uma empresa, um erro mínimo pode ter efeitos péssimos para outra.
Isso porque tomar decisões é ter como referência informações sobre o mercado, economia, comportamento, entre outros fatores determinantes para mudança e adaptação do produto ou serviço no mercado organizacional.
Por isso, é importante uma tomada de decisões mais assertiva e estratégica. E isso se faz a partir de uma análise de dados internos e externos, que permitem saber o porquê da decisão ser necessária.
Dessa forma, algumas ferramentas como os sistemas de gestão são bem úteis nesse processo, porque além de automatizar as ações, fornecem informações seguras sobre o seu negócio.
Consequentemente, isso evitará tomadas de decisões precipitadas e com consequências negativas.
Qual a sacada que a Disney teve para superar seu desafio empresarial?
Em suma, a Disney descobriu que pais, não dispostos a gastar nem mais um centavo para comprar um filme, achavam “OK” investir suas poupanças pessoais para garantir um melhor ensino aos filhos.
Ou seja, a Disney reformulou sua proposta de produto para resolver um problema imediato feito no questionamento abaixo:
“No mundo globalizado, como posso preparar melhor meus filhos quando ainda estão jovens?”
Dessa forma, além de pensar em um produto útil para aquele ambiente, a Disney também se aventurou por uma nova categoria.
Método Disney para superar desafios nas empresas
Como citado anteriormente, a Disney superou o desafio da pirataria com seus treinamentos e métodos de ensino.
Mas, quais soluções para os seus desafios empresariais que podemos aprender a superar com a Disney?
Confira abaixo!
1- Foco no aprendizado
Durante um único dia a gente pode aprender várias coisas, desde as mais simples às mais complexas, certo? E aí que está a magia Disney!
Por exemplo, na vida profissional o aprendizado diário é fundamental para superar desafios e conseguir alavancar seu negócio. No entanto, possuir conhecimento requer muito esforço e dedicação.
Por isso, é necessário focar no aprendizado. Por exemplo, o personagem Mickey Mouse da Disney, nos episódios do desenho, ele enfrenta os desafios aprendendo com os telespectadores.
Dessa forma, todas as decisões são tomadas com o conhecimento, que foi trabalhado e desenvolvido para se preparar e superar os desafios.
– Leia também: Educação corporativa: 5 dicas para melhorar em sua empresa
2- Sair da zona de conforto
Outro ponto que podemos aprender com a Disney é: as soluções dos problemas raramente ocorrem em uma zona de espaço da qual estamos acostumados!
Ou seja, durante o desafio a gente tende estar em um ambiente familiar, na nossa zona de conforto.
Porém, é necessário ir além do comodismo e buscar soluções em ambientes diferentes. Mas, para não gerar desconforto podemos adotar algumas medidas como ter pessoas do trabalho por perto.
Com isso, a Disney mostra em suas produções que a presença dos amigos pode trazer mais segurança para o personagem, mostrando que ele consegue sair do comodismo para o seu crescimento, sem estar totalmente desconfortável.
Dessa forma, atualmente, um profissional que opta por permanecer estagnado é visto como alguém que se priva do desenvolvimento necessário para chegar onde se deseja e com qualidade.
3- Incentivar outras pessoas
Como vimos, para gerir melhor seu negócio e superar os desafios empresarias é necessário desenvolver a habilidade de motivar sua equipe e mostrar que a comodidade é o principal fator que impede o crescimento técnico e pessoal.
Por isso, incentivar e motivar outras pessoas é essencial no desafio de manter um trabalho em equipe que seja engajado e realizado pelos objetivos certos.
E a Disney nos ensina que não há nada impossível em superar desafios. Basta seguir estratégias e um bom planejamento, buscando o autoconhecimento e praticando-os diariamente.
Afinal, os dias são repletos de oportunidades interessantes e desafios que irão fazer sua empresa desenvolver cada vez mais!
Percebeu quanto de aprendizado podemos adquirir com a Disney? Agora está na hora de colocar em prática tudo isso na realidade de sua empresa e colaboradores!
– Leia também: Excelência no Método Disney: vamos imitar?
Moral da história
Como podemos perceber, o combate à comoditização de produtos deve passar pela análise de problemas que as organizações poderiam resolver.
Em seguida, deve-se reintegrar essas atividades de maneira nova.
Dessa forma, a ideia é tomar um caminho nunca antes imaginado pela empresa!
Como a Lederman pode ajudar?
Neste artigo, vimos que, por mais as empresas passem por desafios, não há nada que não possa ser resolvido com um pouco de paciência e a ajuda de um bom profissional.
Por isso, procurar, analisar e planejar uma alternativa para resolução dos desafios dentro e fora da sua empresa pode te trazer uma nova perspectiva.
E, com mais de 20 anos de experiência, a Lederman é uma empresa de consultoria empresarial que continua inovando com seus treinamentos empresariais, eventos e workshops, além de oferecer consultoria para que esses desafios sejam contornados, sendo que nosso know-how inclui:
- Excelência de serviços e atendimento ao cliente;
- Gestão de pessoas;
- Implantação e melhorias de processos.
Além disso, a Lederman é a única empresa autorizada no Brasil para dar treinamento empresarial Disney Institute, baseado no livro “O jeito Disney de encantar os clientes”.
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David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil.
Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS), Professor na Fundação Vanzolini no Curso de Especialização em Administração de Serviços – CEAS e Professor no MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor na disciplina “Excelência em Serviços e Fidelização de Clientes” da PUCRS.
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